A CEPSA Portuguesa Petróleos, uma das principais empresas petrolíferas a operar em Portugal, confiou no software da PHC para automatizar os processos de gestão da Cepsóleos, filial da CEPSA

A CEPSA Portuguesa Petróleos, uma das principais empresas petrolíferas a operar em Portugal, confiou no software da PHC para automatizar os processos de gestão da Cepsóleos, filial da CEPSA

cespa posto
cespa posto

CLIENTE

CEPSA Portuguesa Petróleos

SOLUÇÃO

PHC CS Advanced

MÓDULOS

Contabilidade, Gestão e Suporte

DESAFIO

Assegurar o cumprimento dos prazos
Tornar mais eficiente a ação da equipa de suporte

RESULTADOS

Automatização e controlo de processos
Maior rigor no cumprimento de prazos
Melhor atendimento e capacidade de resposta aos clientes

Solução escolhida

A companhia implementou os PHC Advanced Gestão e PHC Advanced Contabilidade na sua filial e ainda instalou os módulos PHC Advanced Suporte no departamento de engenharia e PHC Enterprise Suporte no call center da CEPSA Portuguesa.

Mas as implementações do Software PHC não se ficaram pelas filiais. A própria CEPSA Portuguesa também confiou no software da PHC para automatizar alguns dos seus processos.

A companhia implementou o módulo PHC Advanced Suporte no departamento de engenharia, o qual faz a gestão dos equipamentos dos postos CEPSA. Além desta integração, a Computer One ainda implementou o módulo PHC Enterprise Suporte, o qual vai ser usado pelo departamento de call center da empresa, que faz o atendimento aos clientes finais que utilizam cartão Team (Cartão de Fidelização – Pontos) e Star (Cartão de Crédito Frota) e regista as reclamações e os pedidos.

A escolha do implementador

A implementação foi adjudicada à Computer One, empresa que se “destacou devido ao grau de expertise demonstrado nas diversas apresentações que efectuou do sistema”, disse o responsável da CEPSA. Segundo António Pereira, a Cepsóleos “tem várias particularidades, derivadas da especificidade do negócio do petróleo, pelo que era necessário ter cuidados particulares em termos de análise do sistema a implementar e do grau de conhecimento do produto manifestados pelo fornecedor da solução”, disse o responsável.

O projecto iniciou em Agosto de 2003 e terminou em Outubro de 2003, tendo estado envolvidos na instalação dois colaboradores da Cepsóleos e um consultor da Computer One. De acordo com João Tarrana, director-geral da Computer One, “foram cumpridos os prazos estabelecidos inicialmente”. No entender da CEPSA Portuguesa, a solução da PHC é bastante intuitiva tendo, mesmo assim, sido efectuadas pequenas acções de formação aos utilizadores que vão estar em contacto directo com o software”.

Segundo João Tarrana, as aplicações implementadas “criam automatismos que permitem modificar a forma de cálculo dos descontos para os combustíveis”. Devido à sua base de dados em SQL, a aplicação “possibilitou o uso de um sistema automático que importou os ficheiros do software de uma bomba de combustível da Cepsóleos para o PHC, sem ter existido a necessidade de intervenção humana”, revelou Tarrana. Uma funcionalidade que, continuou, “não estava contemplada na antiga aplicação da CEPSA”.

Benefícios do projecto

Numa primeira fase, a gestão da CEPSA Portuguesa era feita por uma aplicação desenvolvida internamente, sistema que foi também estendido às suas filiais. Esta companhia realizou posteriormente uma full migration para SAP R/3 no início de 2004.

Porém, este novo sistema “era demasiado complexo e dispendioso para ser implementado na filial Cepsóleos”, disse António Pereira, Director de Sistemas de Informação e responsável pelo Projecto de Implementação na Cepsóleos. Aliando este factor à inviabilidade operacional do antigo sistema, “foi decidido migrar para uma solução mais económica, mas que fosse suficientemente robusta e tivesse uma assistência técnica de elevado nível”, revelou o mesmo responsável. Foi então que a companhia petrolífera iniciou várias consultas de mercado, de forma a verificar qual a solução que melhor respondia às necessidades e particularidades do negócio do petróleo, tendo sido o software PHC o escolhido.

O responsável da CEPSA realçou que a solução da PHC: “criou uma maior autonomia operacional das filiais, permitindo obter uma informação mais objectiva e oportuna.”

O ERP completo para a sua empresa

O PHC CS oferece-lhe 13 soluções completamente modulares. Isto significa que cada cliente pode escolher e personalizar as funcionalidades que melhor respondem às suas necessidades, de forma a construir um software de gestão à sua medida acessível em qualquer lugar.

logo phc cs advanced

Veja como o Software de Gestão PHC se adapta às necessidades do seu negócio e atividade

Peça já uma demonstração gratuita.






    Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

    Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.