SOLTRÁFEGO | Caso de sucesso

SOLTRAFEGO

“No universo PHC, não me sinto só mais um”

Soltrafego
Soltrafego
Play Video about Soltrafego
Soltrafego
Play Video about Soltrafego

CLIENTE

SOLTRÁFEGO, SA – Integrador de Soluções de Mobilidade Urbana

PARCEIRO

FTP

SOLUÇÃO

PHC CS Advanced + PHC CS Web​

MÓDULOS

CRM Comercial, Documentos, Frota, Gestão, Equipamento, Recursos Humanos, Suporte, Documentos Eletrónicos, Equipa e Suporte.
Web: Colaborador, Assinaturas, Documentos, Intranet, Documentos Eletrónicos e CRM

DESAFIOS

Gestão integrada das várias áreas da empresa - comercial, operações, gestão contratos, logística
Informação centralizada
Melhoria de todos os processos
Mobilidade dos colaboradores
Controlo da atividade da empresa, dentro e fora de portas
Gestão e otimização das operações

RESULTADOS

Processos mais eficazes
Rapidez na resposta ao cliente
Maior produtividade dos colaboradores
Agilização da gestão de contratos de suporte muito exigentes do ponto de vista do cumprimento de SLA e reporting
Faturação agilizada
Controlo exaustivo de todos os momentos do processo
Acesso aos dados de forma rápida para facilitar a tomada de decisão

Mobilidade urbana e inteligente: o parceiro das cidades nacionais

Fundada por Carlos Oliveira, a SOLTRAFEGO é o líder do mercado da mobilidade urbana em Portugal depois de uma história de sucesso alicerçada num caminho duro de cerca de 30 anos nas áreas da gestão de tráfego, estacionamento e, mais recentemente, bikesharing.
Com sede em Matosinhos, e escritórios também em Lisboa, a empresa conta hoje com mais de uma centena de colaboradores e posiciona-se como o parceiro preferencial das cidades inteligentes na implementação de soluções de mobilidade urbana.
Hoje em dia, Nuno Oliveira partilha os comandos da gestão da empresa e conta-nos um pouco da evolução recente:
“Na transição de 2018 para 2019, sentimos que era preciso dar o salto: a SOLTRAFEGO tinha já mais de 50% de quota de mercado, tinha apenas 45 colaboradores e faturava cerca de 6 milhões de euros por ano, mas era preciso olhar para o futuro e perceber como fazer mais e melhor. Sustentada a sua proposta de valor na inovação permanente, na proximidade aos nossos clientes e na democratização do acesso a soluções de smart cities a todas as cidades nacionais (independentemente da sua dimensão) era altura de apostar também na eficiência das nossas operações.”

A ambição era grande: acabar com o papel nas operações da empresa. Falamos de folhas de registo de trabalho, cheklist de verificações de equipamentos, plantas, esquemas de programação, guias de transporte, aprovações de despesas, entre outros. Depois de tudo implementado em termos de back office foi a vez de avançar para o field, desenhando a versão web para os hoje mais de 70 técnicos espalhados pelo território nacional continental e ilhas. Foram milhares de horas de desenho, implementação, formação em sala, formação no terreno. Mas hoje, todos os nossos técnicos já não usam papel.”

Nuno Oliveira, administrador executivo da SOLTRÁFEGO

Percurso de crescimento e aprendizagem

A SOLTRÁFEGO é cliente PHC desde 2018. A implementação do PHC CS decorreu durante o ano de 2019 e, nas palavras de Nuno Oliveira, o resultado não deixou margem para dúvidas: “Optámos por restruturar toda a abordagem tecnológica dos processos de negócio da empresa, começando pela implementação do novo ERP da PHC que suportasse igualmente toda a operação das equipas que estão no terreno e que diariamente realizam centenas de tarefas seja na implementação seja manutenção preventiva e corretiva de sistemas em todo o território nacional.” E continua: “A ambição era grande: acabar com o papel nas operações da empresa. Falamos de folhas de registo de trabalho, cheklist de verificações de equipamentos, plantas, esquemas de programação, guias de transporte, aprovações de despesas, entre outros. Depois de implementado em termos de back office foi a vez de avançar para o field, desenhando a versão web para os hoje mais de 70 técnicos espalhados pelo território nacional continental e ilhas. Foram milhares de horas de desenho, implementação, formação em sala, formação no terreno. Mas hoje, nenhum dos nossos técnicos usa papel.”

Um dia a dia mais organizado

Quando a SOLTRÁFEGO decide avançar e dar um passo decisivo no crescimento da empresa, um dos desafios colocados ao Parceiro FTP era, para além de assegurar o controlo de toda a área financeira – contabilidade e gestão –, assegurar ainda a gestão de toda a área de operações, suporte ao cliente e logística inerente.
António Paulo, diretor comercial da FTP, recorda: “O desafio seria ter um software único que integrasse todas as áreas da empresa, foi nessa altura que se percebeu que seria necessário sair do universo das folhas de Excel. Por ter grande parte da sua equipa no terreno, também foi preciso transportar para o ambiente Web algumas áreas do software: “a equipa de suporte da SOLTRÁFEGO tem à sua responsabilidade todo o trabalho de rua que só pode ser executado através do PHC CS Web.” Miguel Pais, diretor de operações da SOLTRÁFEGO, não tem dúvidas de que a implementação do PHC CS teve um impacto brutal do dia a dia.
Como?

Na gestão de operações, é que através do preenchimento que o técnico faz digitalmente das intervenções e do trabalho efetuado é possível enviar com grande rapidez um relatório ao cliente, preparar todo o processo de faturação, perceber o cumprimento d níveis de serviço contratados e perceber onde é que podemos melhorar de forma a prestar aos nossos clientes um serviço de qualidade superior.”

Nuno Oliveira, administrador executivo da SOLTRÁFEGO

Uma aposta vencedora, uma aposta de futuro

Hoje, com o PHC Web todos os técnicos da SOLTRAFEGO têm toda a informação sempre disponível, partilhável e editável. O acesso à informação tornou-se muito mais rápido o que passou a suportar de modo totalmente diferente a tomada de decisão dos técnicos no terreno. A partilha de caminho da SOLTRÁFEGO com a PHC contribui para o sucesso recente da empresa que duplicou o seu volume de negócios e mais do que duplicou a sua equipa nos últimos três anos. E para o futuro continua a haver ideias e projetos na calha.
O administrador executivo acredita que a mudança de instalações será o pretexto ideal para dar mais um salto decisivo para a vida da empresa: “Estamos a pensar aproveitar o facto de mudarmos a nossa sede para novas instalações, completamente redimensionadas à escala que hoje temos no mercado e alavancar a operação logística nos sistemas de informação.”
O objetivo? Simples: 

“Melhorar a eficiência dos processos de produção e reparações. A aposta nas soluções móveis Web também para a equipa Logística da SOLTRÁFEGO vai permitir o acesso mais célere à informação de que necessitam e desenvolver mais eficientemente as operações necessárias. Apesar do nosso core não ser a área logística, ela é extremamente importante para o sucesso da operação que desenvolvemos.”

Nuno Oliveira, administrador executivo da SOLTRÁFEGO

Em prol de um objetivo comum

Nuno Oliveira vê como fundamental a articulação saudável entre todos os elementos da empresa: “Se não tivermos a logística 100% afinada,  os nossos colegas que estão no terreno e que precisam de material para uma nova instalação ou assistência técnica não irão tê-la e, nesse caso, não vamos conseguir nem responder ao nosso cliente com qualidade nem com a rapidez que os nossos clientes necessitam. O PHC CS garantiu eficácia e eficiência nas operações, facilitou os procedimentos dos nossos colaboradores e permitiu-nos garantir a satisfação dos clientes. O sucesso deste projeto teve muito a ver com o nosso envolvimento, a competência do Parceiro escolhido e as potencialidades do software.  E, apesar da PHC ser uma empresa muito grande e com muitos Parceiros, neste universo não me sinto só mais um.”

Exigência, foco e inovação

Para António Paulo, a aposta em Web também pode incluir a expansão do software para um outro nível e equacionar a passagem da gama Advanced para Enterprise, já que é notória a evolução que a empresa tem vivido: “A SOLTRÁFEGO tem cada vez mais colaboradores e uma exigência crescente em algumas das suas áreas.”

Estas são algumas das razões que fazem da SOLTRÁFEGO mais um caso sucesso da PHC Software.

O ERP completo para a sua empresa

O PHC CS oferece-lhe 13 soluções completamente modulares. Isto significa que cada cliente pode escolher e personalizar as funcionalidades que melhor respondem às suas necessidades, de forma a construir um software de gestão à sua medida acessível em qualquer lugar.

logo phc cs advanced

Veja como o Software de Gestão PHC se adapta às necessidades do seu negócio e atividade

Peça já uma demonstração gratuita.






    logotipo phc cs e millenium bcp lado a lado

    Aproveite descontos exclusivos até 20% para clientes Millennium BCP

    Seja contactado por um especialista e saiba mais sobre o ERP PHC CS

    Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

    Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.