Fundos europeus: vai perder esta oportunidade para evoluir digitalmente a sua empresa?

A evolução digital está na base do plano de recuperação para a Europa e a primeira tranche de 2,2 mil milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência já chegou a Portugal. Por isso, os projetos que se centram no digital têm maior probabilidade de aprovação e podem transformar-se na grande oportunidade para que as empresas entrem numa nova era.

O sucesso das empresas não se faz de sorte ou de azar, apenas de decisões certas tomadas nas alturas certas. É necessário que as empresas vejam na aposta digital e na implementação de um software de gestão o impulso necessário para responder às exigências a que o novo paradigma obriga. Neste sentido, os fundos europeus podem ser o caminho para consegui-lo.

São dois os desafios que as empresas têm de enfrentar hoje em dia: por um lado, as debilidades e desigualdades que a pandemia veio pôr a descoberto. Por outro, a constatação cada vez mais evidente de que o novo normal jamais existirá, dado que a sociedade irá evoluir muito para além daquilo que era no início de 2020.

Restam poucas dúvidas de que a pandemia e o seu impacto na economia criaram novos hábitos de consumo e transformaram, inevitavelmente, tanto as empresas como os negócios.

“Qual é o timing ideal para fazer esta mudança? Ontem.”

As palavras são de Paulo Morgado, cofundador da BridgeWhat, num artigo de opinião do Jornal de Negócios: “As empresas precisam de crescer e Portugal precisa que elas cresçam para que a retoma da economia seja real.”

E apesar de serem evidentes os enormes os desafios que hoje as empresas têm de enfrentar, o crescimento de plataformas digitais são determinantes para que encontrem as soluções que melhor se adequam aos setores a que pertencem e ao posicionamento que têm no mercado, como aquelas que o PHC CS oferece.

Como explica Philip Kotler: “If you stand still, you get shot.” Ou seja, é necessário fazer os investimentos necessários de forma consciente, evitando o uso excessivo de capitais próprios ou financiamento bancário.

O volume de processos e informação que uma média empresa hoje tem para gerir é elevado, razão pela qual deve munir-se de soluções que assegurem naturalmente a adaptação do seu software de gestão às características do seu negócio, e não o contrário.

É fundamental garantir o acesso, a comunicação e a agilidade da informação e dos dados respeitantes a todas as áreas da empresa, apostar no controlo e na segurança, agilizar as ferramentas que permitem uma tomada de decisão atempada, até porque as empresas do pós-pandemia, mais do que estáveis, têm de ser previsíveis.

Para além disso, os novos modelos de trabalho exigem ferramentas que garantam a colaboração entre pessoas e equipas.

Apenas a antecipação e a organização conseguem facilitar a mudança contínua a que a realidade nos sujeita.

O que são os fundos europeus e quais as principais áreas contempladas?

No quadro financeiro da União Europeia, segundo a o orçamento para o futuro contempla a distribuição de fundos europeus no valor de 1.074 mil milhões de euros para várias áreas e setores, que pretendem dar uma resposta transversal às necessidades do país e às exigências do mercado:

  • 12,4%:
    Mercado único, inovação e digitalização;
  • 35,1%:
    Coesão, resiliência e valores;
  • 33,1%:
    Recursos naturais e meio ambiente;
  • 9,1%:
    Vizinhança e mundo;
  • 1,2%:
    Segurança e defesa;
  • 2,1%:
    Migração e gestão de fronteiras;
  • 7%:
    Administração Pública europeia.

As empresas que derem provas de maior resiliência serão as mesmas que irão dar resposta positiva a fatores como a rentabilidade, sustentabilidade e criação de valor de longo prazo. Desta forma, afirmam uma nova realidade assente na vanguarda do desenvolvimento tecnológico.

Para assegurar a justa atribuição dos incentivos ao investimento disponibilizados, existem vários programas de incentivo ao investimento em Portugal, alguns deles a fundo perdido. Opte pelo investimento certo para a situação certa entre as possibilidades que melhor se adaptam às características da sua empresa:

Infografia sobre os programas de incentivo ao investimento disponíveis em portugal

Antes de saber qual o programa que melhor se adequa para a sua empresa, é necessário ter em conta três regras básicas relativas às despesas elegíveis: as despesas não podem ter sido iniciadas à data de apresentação da candidatura, têm de representar uma inovação para a empresa – ou seja, não podem ser despesas correntes da empresa – e só são elegíveis as despesas correspondentes ao período de execução de candidatura, entre 24 e 36 meses.

Os fundos europeus contemplam a aquisição de novo software para médias empresas?

As decisões que agora forem tomadas podem significar a sua sobrevivência e, se bem tomadas, significam a sua evolução, sobretudo se assentarem numa estratégia digital e eficiente para médias empresas, como acontece com o PHC CS.

Antes de optar pela aquisição de software através de fundos comunitários, há três situações que deve ter em conta:

  1. Se a empresa já tem um custo habitual com o software SaaS não será despesa elegível;
  2. Se a empresa já tem um custo habitual com o software SaaS, mas pretende funcionalidades adicionais, a diferença entre a nova mensalidade e a mensalidade anterior, será despesa elegível, pelo período de execução da candidatura;
  3. Se a empresa não tem, à data de submissão de candidatura, software algum, e pretende no âmbito da candidatura passar a deter, então, as mensalidades associadas à execução do projeto serão elegíveis.

Melany Ribeiro, diretora da HM Consultores, esclarece ainda que “a digitalização dos processos para além de ser elegível na maioria dos programas tem impacto na pontuação dos projectos”. E acrescenta: “São elegíveis os custos com a aquisição de softwares standard ou desenvolvidos especificamente para determinado fim, sempre que este vise uma inovação organizacional para a empresa.”

O ebook “Fundos europeus e boas práticas: garanta o sucesso da sua candidatura”, organizado pela PHC em parceria com a HM Consultores, permite-lhe saber tudo sobre cada programa, a sua aplicação em casos práticos, e ainda quais as boas práticas a seguir de forma a conseguir submeter a sua candidatura com sucesso.

Quais os benefícios que uma empresa média pode usufruir através de um software de gestão?

O cenário pós-pandemia constitui uma oportunidade única para que os gestores possam fazer uma avaliação aos seus modelos de negócio, questionarem a sua viabilidade operacional e melhorarem as diversas estruturas da sua empresa.

Numa média empresa, a visão do todo é, por vezes, mais do que a soma das partes. Por isso, o PHC CS disponibiliza toda a informação vital para o seu negócio, anytime anywhere e atualizada ao momento. Um benefício complementado pela app PHC Notify, que permite acompanhar o dia a dia da empresa em tempo real e uma agilidade superior na comunicação entre a empresa, os colaboradores e os clientes.

Com a garantia de produtividade no topo das prioridades e a imposição de novos modelos de trabalho, este é um ERP completo, pensado para assegurar uma resposta colaborativa positiva através da crescente agilização e cooperação das equipas em trabalho remoto.

Completo significa também que as características que o destacam dos demais, fazem a diferença na sua gestão, não só no imediato, como também – e principalmente – na perspetiva de evolução da sua empresa no médio e no longo prazo.

Como?

  • Um ERP completo
    Garante a produtividade através de um ERP completo, pensado para assegurar uma resposta colaborativa positiva através da crescente agilização e cooperação das equipas em controlo remoto;
  • Adaptação às necessidades
    Apresenta uma grande capacidade de customização, seja à empresa ou ao negócio, não só através da característica modular das soluções que o compõem, como também devido à sua framework única no mercado, que permite desenvolver e customizar o software à exata medida de cada empresa. Por isso, disponibiliza soluções setoriais nativas – Retalho, Construção Civil, e-Commerce, entre outras – preparadas para cumprir com as necessidades de cada setor;
  • Anytime, anywhere
    Mobilidade assegurada, sempre com a máxima segurança e total garantia da integridade dos dados guardados na aplicação. Ao aceder ao software via browser, tem a vantagem acrescida de poder fazê-lo em qualquer lugar e dipositivo, sinónimo da máxima liberdade para levar o negócio para onde quiser.
  • Business Analytics
    Porque as métricas e o data analytics são hoje decisivos na vida de uma empresa, os dashboards são fundamentais: resumos precisos e uma visualização imediata facilitarão uma reação imediata ao transmitir toda a informação necessária.
  • A empresa, em tempo real
    O PHC CS dispõe ainda de uma app – App Notify – que permite acompanhar o dia a dia da empresa em tempo real, agilizando a comunicação entre Clientes, fornecedores e equipas.

A tomada de decisão atempada determina a competitividade das empresas e será sempre um bom investimento. Faça da sua empresa, uma empresa vencedora com o software de gestão PHC CS e usufrua dos fundos europeus para consegui-lo.

Software PHC CS

Até 30% de desconto

Soluções de gestão à medida da sua empresa

Dias
Horas
Minutos
gestores de empresas a consultar dados do negócio no software de gestão PHC

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.