Quer aumentar a rentabilidade e produtividade do seu negócio?

De 19 de setembro a 24 de outubro

22 de Setembro, 2022

Medir para gerir: saber o estado dos OKR da empresa a qualquer momento

"O que não se pode medir, não se pode gerir", diz-nos Peter Drucker. E nós acrescentamos que é fundamental acompanhar regularmente resultados e grau de confiança, para melhor decidir sobre a estratégia, objetivos e iniciativas, numa qualquer organização com ambição.

Tanto em organizações mais complexas e com várias áreas, como em empresas de menor dimensão – e à primeira vista menos complexas -, ter uma visão simples, global e única de objetivos, KPIs e estado das iniciativas, parece uma utopia, mas não é.

Um ERP preparado para OKR, acompanha tanto o estado dos OKRs como o dos KPIs da organização cuja função é acompanhar a o dia a dia da empresa. Este é o primeiro passo: acompanhar em simultâneo tanto o dia a dia como os OKR definidos.

Por esta razão, o PHC CS para OKRs está dividido em duas áreas fundamentais, e para que seja possível acompanhar em simultâneo:

  • o business as usual da empresa e o trabalho do dia a dia, onde constam todos os KPI e as iniciativas individuais, permitindo acompanhar a saúde da empresa;
  • os OKR – Objectives and Key Results, e as iniciativas que propomos executar para os atingir.

okr

Acompanhando regularmente o Monitor de Empresa do PHC CS, conseguimos ver a hierarquia de cada um dos objetivos, o estado de cada um dos key results, o grau de confiança de cada um, e ainda os obstáculos que estão a impedir o progresso.

E se visualizarmos tudo isto numa ‘árvore de objetivos’, podemos acompanhar o alinhamento e a progressão, garantindo assim que nos mantemos alinhados com a estratégia global da empresa.

okr

Os monitores de acompanhamento de objetivos, iniciativas e resultados devem, em qualquer empresa, permitir visualizar em detalhe cada um deles. Podemos por isso navegar para o monitor de cada um dos objetivos e vê-lo de forma detalhada.

Em simultâneo, no PHC CS área de KPIs, são acompanhados os KPIs da empresa e o seu estado. Isto permite-nos reagir sobre KPIs menos saudáveis, ou até identificar um OKR para, proativamente, tratar um determinado KPI cujo estado não está como seria desejável.

Acompanhar regularmente a estratégia e a operação são palavras de ordem nas organizações. Garanta que a empresa tem as ferramentas adequadas para o fazer de forma centralizada.

Veja como no vídeo:

Quer saber mais sobre OKR? Visite o Centro de Recursos PHC.

Quer aumentar a rentabilidade e produtividade do seu negócio?

De 19 de setembro a 24 de outubro

logotipo phc cs e millenium bcp lado a lado

Aproveite descontos exclusivos até 20% para clientes Millennium BCP

Seja contactado por um especialista e saiba mais sobre o ERP PHC CS

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.