25 de Março, 2021

Comunicar à Segurança Social tornou-se ainda mais rápido e eficaz

Ter um ERP completo, nos dias de hoje, requer conectividade. É essencial que, enquanto empresa, consiga interagir de forma rápida e eficaz com outros sistemas ou aplicações, como é o caso da Segurança Social. Por se tratar de um serviço essencial às entidades empregadoras, a interação é necessária, embora morosa e burocrática.

Agora, no PHC CS Web, passa a ser possível comunicar a Declaração Mensal de Rendimentos (DMR) à Segurança Social diretamente a partir do software, via webservice, na hora e local que mais lhe convier. A comunicação é automática e devidamente efetuada, poupando-lhe tempo que perderia a duplicar trabalho, caso tivesse de recorrer ao serviço online da Segurança Social Direta, e onde teria inevitavelmente de voltar a preencher dados.

Para utilizar esta funcionalidade, deve ter ativo o parâmetro “Seg. Social Direta: comunica via WebService”, preencher a respetiva password de acesso, no parâmetro “Seg. Social Direta: password de acesso”, assim como confirmar que está já preenchido por defeito o URL de acesso ao webservice, no parâmetro “Seg. Social Direta: URL de acesso ao Webservice de gestão de ficheiros”.

seg_social_webservice_1

Em seguida, no ecrã referente aos dados da empresa, deve ter o campo “Nº Contribuinte da Segurança Social” preenchido corretamente para poder ser feita esta comunicação.

seg_social_webservice_2

Depois de todos estes dados parametrizados corretamente, ao aceder ao ecrã Segurança Social a partir do menu Vencimentos, encontra o separador “Segurança Social”, onde tem disponível os ficheiros a comunicar, referentes ao mês e ano que selecionar.

seg_social_webservice_3

Depois de selecionar os ficheiros pretendidos, o botão “Produzir e comunicar à SS” fica disponível, podendo então proceder à respetiva produção e comunicação automática do(s) ficheiro(s).

Cada ficheiro produzido e comunicado irá gerar um “Histórico de comunicações com a SS Direta”.

seg_social_webservice_4

Quando são enviados os ficheiros, a Segurança Social comunica o estado desse ficheiro e este vai imediatamente aparecer na coluna “Estado na SS Direta”, no separador de histórico.

Para além do estado, fica também registada a data e hora de envio, o utilizador que fez a comunicação e qual o ficheiro enviado. Existe também uma coluna “Descarregar”, que permite descarregar o ficheiro a qualquer momento.

Com esta funcionalidade, dispõe de uma maior facilidade e rapidez nos processos administrativos relativos a estas obrigações legais, bem como maior segurança nos dados e na fiabilidade da informação.

Esta funcionalidade apenas está disponível com PHC On ativo.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.