6 de Fevereiro, 2023

Relatório Único: tudo o que precisa de saber

Qual a importância do Relatório Único? E quais as vantagens do seu correto preenchimento? Na hora H, garanta a entrega deste documento fundamental: tem até 15 de abril para fazê-lo.

A entrega do Relatório Único é uma obrigação anual, fundamental para garantir a transparência nas atividades fiscais das empresas em Portugal.

Por um lado, permite às autoridades fiscais avaliarem a correção dos impostos cobrados. Por outro, é também uma forma das empresas fazerem uma avaliação da sua situação fiscal de forma consolidada.

Salvaguardar a sua entrega até ao dia 15 de abril de 2023 é uma preocupação das empresas. Por isso, damos-lhe a informação de que precisa para antecipar o seu preenchimento sem ultrapassar o prazo legal, evitando atrasos desnecessários ou multas que podem ascender até aos 9.600€.

Para além do anexo 0, que agrega a informação da folha de rosto, o Relatório Único é composto por seis anexos:

PHC CS
Preencher o Relatório Único, com o PHC CS

A entidade empregadora tem a obrigação de entregar o Relatório Único – exclusivamente por via eletrónica –, relativo aos empregados abrangidos pelo Código do Trabalho.

Deve ser entregue apenas pelos empregadores, pelo que o trabalhador independente só estará obrigado à entrega do relatório se tiver trabalhadores ao seu serviço.

Entre outros dados, o Relatório Único permite visualizar, por exemplo, o Balanço Social da empresa ou o Balanço das Diferenças Remuneratórias entre mulheres e homens, dados construídos com base nas respostas dadas nos diferentes anexos do Relatório Único.

Cumprir as obrigações fiscais, onde e quando quiser

Pelo volume de informação que engloba, o seu preenchimento pode revelar-se uma tarefa complexamorosa, principalmente no caso de ser preenchido de forma manual.

Funciona também como barómetro das empresas, permitindo ainda identificar as oportunidades que tornam possível melhorar a eficiência fiscal das mesmas.

Sabia que o Relatório Único pode ainda ser uma ferramenta útil na negociação de acordos fiscais com as autoridades? E que um software de gestão pode simplificar a sua entrega?

O software de gestão PHC CS está preparado para produzir automaticamente o Relatório Único, tanto em ambiente Web como em Desktop.

Ao optar fazê-lo em web, para além de todas as vantagens de mobilidade inerentes e que se traduzem na possibilidade de criar este documento na hora e no dispositivo mais convenientes, é ainda possível pré-visualizar os dados calculados tal como aparecem na impressão – percebendo de imediato e ao pormenor os valores e dados apresentados. O ficheiro pode também ser comunicado na hora, via webservice.

Assegurar a regularização deste documento tão fundamental, dá às empresas velocidade e segurança, sinónimo de mais tempo para a realização de outras tarefas. 

O prazo para entregar o Relatório Único termina a 15 de abril de 2023.
Saiba como tudo se processa no PHC CS, aqui.

Descubra todas as potencialidades do software PHC CS através de uma demonstração personalizada.

Quer garantir o cumprimento fiscal da sua empresa?
Com o software de gestão
PHC CS, querer é poder.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.