Faturas com QR Code em 2022: a sua empresa está preparada?

Com o PHC CS, as suas faturas já estão prontas a incluir o Código QR

Garanta que a sua empresa está pronta para a incluir o QR Code na faturação.

O ano de 2021 deu um caráter facultativo ao código QR, concedendo às empresas a possibilidade de usufruírem de benefícios fiscais caso incluam o QR Code nas faturas — face à promulgação do Orçamento de Estado de 2021. Com a reprovação do Orçamento de Estado para 2022, mantém-se inclusão obrigatória do QR Code em todas as faturas e documentos fiscais, a partir de 1 de janeiro de 2022.

QR Code: como funciona?

O QR Code atua como ferramenta para o processamento eficaz de documentos. Um recurso que conduz a um maior rigor nos dados, e que potencia a produtividade das empresas, acessibilidade à informação e comunicação facilitada à AT. Uma oportunidade para melhorar a experiência de gestão e garantir a melhor relação com os clientes. 

Esta medida visa simplificar o controlo das operações tributárias e evitar a evasão fiscal ao garantir que as faturas são automaticamente introduzidas no programa e-Fatura.  

Uma norma com especificações técnicas conhecidas na Portaria nº 195/2020, e definidas pela AT para a criação do código para o QR Code, e do Código Único do Documento, chamado ATCUD  –  suspenso de obrigação para 2022, assim como as comunicações de séries, segundo o Despacho n.º 351/2021.XXII.

Mas o que é ao certo o QR Code? A nossa equipa explica: 

Benefícios de Faturas com QR Code

Enquanto medida que promove a modernização no trabalho e competitividade empresarial, o QR Code existe como elemento que potencia a transição digital ao contribuir para:

O que fazer, como e quando?

Prepare a sua empresa garantindo que tem um software de gestão capaz de emitir faturas com QR Code. Esteja atento ao calendário:

Atenta às alterações legais e tributárias, a PHC permitirá às empresas uma adaptação fácil, segura e simplificada: novas exigências, o software de sempre.

Se é Cliente PHC, contacte o seu Parceiro PHC para garantir que tem todo o apoio que precisa nestas alterações. 

Se ainda não conhece o PHC CS, solicite uma demonstração gratuita e sem compromisso de um software completo que responda da melhor maneira às exigências legais. 

Atenta às alterações legais e tributárias, a PHC permitirá às empresas uma adaptação fácil, segura e simplificada: novas faturas, o software de sempre.

Se é Cliente PHC, contacte o seu Parceiro PHC para garantir que tem todo o apoio que precisa nestas alterações.

Se ainda não é Cliente PHC, peça uma demonstração e responda às novas
normativas legais com um software de gestão completo.

F.A.Q.

A sua empresa está abrangida?

Como medida obrigatória, o código QR e ATCUD abrangerá todas as empresas. Uma norma legal que as empresas devem de cumprir. Como? Com O PHC CS.

O ERP que automatiza e agiliza os processos de faturação, simplificando o processo de comunicação com a Autoridade Tributária, ajudando-o a preparar-se para esta medida dentro do respetivo prazo.

Que tipo de documentos estão incluídos?

Para além das faturas, estão incluídos os documentos fiscalmente relevantes, ou seja: documentos de transporte, recibos e quaisquer outros documentos emitidos que, independentemente da sua designação, sejam suscetíveis, nomeadamente, de apresentação ao cliente e que possibilitem a conferência de mercadorias ou de apresentações de serviços de transporte.

O que é o ATCUD?

O ATCUD, ou código único do documento, é a conjugação do código de validação da série e o número sequencial do documento dentro da respetiva série. Este código será obtido junto da AT. 

Como é que o ATCUD é gerado?

Até ao momento, a AT não dispõe ainda de mecanismos para a comunicação, por parte das empresas, das séries de documentos fiscalmente relevantes. Por isso, é impossível gerar o ATCUD para incluí-lo nos documentos, pelo que a sua aplicação não pode verificar-se, ficando a sua menção junto ao QR Code vazia – ou seja “ATCUD 0”. 

O que é o ATCUD e como é composto?

O ATCUD, ou código único do documento, é a conjugação do código de validação da série e o número sequencial do documento dentro da série. Código que deve de ser obtido junto da Autoridade Tributária.

logotipo phc cs e millenium bcp lado a lado

Aproveite descontos exclusivos até 20% para clientes Millennium BCP

Seja contactado por um especialista e saiba mais sobre o ERP PHC CS

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.