24 de Agosto, 2023

A avaliação é vantajosa para o desempenho dos colaboradores – se for 360º, melhor ainda

A avaliação dos colaboradores é uma ótima ferramenta de análise: além do aumento de engagement dos colaboradores, é uma forma de transmitir a cultura da empresa e identificar problemas que poderiam passar despercebidos. Curioso?
Avaliação de desempenho


Há quem acredite que a avaliação dos colaboradores é um elemento determinante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto reconhecimento do trabalho realizado e para o sucesso da própria empresa.

Há boas razões para acreditar que estão certos.

Ao dar aos gestores uma visão clara do desempenho individual dos colaboradores, a avaliação torna-se uma metodologia abrangente e valiosa. É, porém, muito mais do que isso, dado que permite:

1. Melhorar o desempenho

Identificação dos pontos fortes e das áreas de melhoria, o que pode dar origem a planos de desenvolvimento personalizados com ganhos de produtividade e da qualidade do trabalho assinaláveis.

2. Desenvolver feedback construtivo

Ao serem uma oportunidade para o diálogo entre gestores e colaboradores, potenciam o crescimento profissional, dado que ajudam os colaboradores a compreenderem e aprimorarem as suas competências.

3. Criar engagement e motivação

Sentir que o trabalho é avaliado de forma justa e transparente faz com que os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos, o que é fundamental para um ambiente de trabalho mais positivo e de motivação.

5. Alinhar os colaboradores com a estratégia da empresa

Identificar talentos que, habitualmente, passam despercebidos. Parece apenas um pormenor, mas isto abre portas para o desenvolvimento de líderes e sucessores dentro da própria empresa.

4. Identificar talento

A avaliação é uma forma de alinhar o desempenho individual com os objetivos estratégicos da empresa. O colaborador consegue compreender como o seu trabalho contribui para o sucesso da empresa… e de todos.

 

Descubra todas as potencialidades do software PHC CS através de uma demonstração personalizada.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO 360º?

A avaliação 360º destaca-se como uma abordagem crucial, fornecendo uma visão completa e multidimensional do desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, o que significa que o seu crescimento é mais equilibrado e abrangente.

Mas há mais.

A avaliação 360º é mais justa e objetiva, já que envolve um grupo diversificado de avaliadores, o aumenta a aceitação do processo por parte de todos.

A solução de Human Capital Management do PHC CS permite aos funcionários avaliarem-se uns aos outros, avaliarem o seu líder, serem avaliados por ele, e fazerem a sua autoavaliação.

Resultado?

  • Melhor desempenho da empresa;
  • Ambiente colaborativo entre as equipas;
  • Desenvolvimento do crescimento pessoal e profissional dos funcionários.

E ainda torna possível reter o talento na organização devido ao aumento de engagement, transmitir a cultura da empresa e identificar problemas que, de outra forma, nunca seria possível.

∴ 

A avaliação e o feedback são processos muito importantes para as empresas e que devem acontecer de forma regular, pois só assim é possível avaliar o clima organizacional e criar uma cultura de transparência que leva ao bem-estar corporativo e à produtividade.

Para além da autoavaliação, da avaliação do colaborador ao líder e do líder ao colaborador, a avaliação dos pares complementa e fecha o processo. Desta forma, obtemos um sistema de avaliação 360º que permite chegar a análises completas e transversais.

Avaliar de forma justa é possível. O Ricardo Parreira explica-lhe como, em mais um CEO Notes.

 

Quer ver o PHC CS em ação?
Peça uma demonstração hoje mesmo e descubra como é que o software ideal pode converter-se no maior aliado da gestão do seu negócio.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.