9 de Fevereiro, 2023

3 passos para automatizar o recrutamento na empresa

Recrutar já não é o que era: os processos de recrutamento não devem ser complexos nem morosos para que a empresa consiga recrutar para si o melhor talento. Veja como os otimizar em 3 passos.

Já muito se fala na importância do recrutamento para as empresas hoje em dia. Cada vez mais o talento é escasso, e com isso recrutar melhor é fundamental para garantir que a empresa atrai as melhores pessoas. Neste processo todos os minutos contam e torna-se essencial para as equipas de RH e gestão de pessoas saber como otimizar os seus processos internos.

Para quê? Para que se tornem ágeis e com isso mais eficazes a recrutar para si o melhor talento. Vejamos como podem, em 3 passos, otimizar os seus processos de recrutamento.

I) Definir competências e fases de recrutamento por função

Por cada função é necessário definir as competências que a empresa procura num candidato, assim como as fases de recrutamento a que ficam sujeitos. Por exemplo, funções com maior responsabilidade na organização deverão ter fases diferentes do que aquelas com menor responsabilidade. Esta definição de competências e fases de recrutamento por cada uma das funções deve ser necessário apenas fazê-lo uma vez, para que os processos de recrutamento futuros sejam lançados com base nas competências previamente definidas e as respetivas candidaturas seguirem cada uma as suas fases.

II) Usar modelos de recrutamento por função

Sempre que seja necessário abrir vagas de recrutamento na empresa, o uso de modelos e templates é fundamental para trazer rapidez ao processo. Basicamente estes modelos já têm configuradas questões base e fases de recrutamento no PHC CS, e são facilmente personalizados às necessidades da empresa. A partir daqui, sempre que é necessário lançar uma determinada vaga, basta recorrer ao modelo de recrutamento previamente configurado, associar à vaga pretendida e lançá-lo no software de gestão.

Modelos de Recrutamento

III) Disponibilizar a vaga no Portal do Candidato e começar a receber candidaturas

Depois de definidas as competências necessárias à função e o processo de recrutamento criado no PHC CS, com o apoio dos modelos pré configurados, as vagas ficam prontas a disponibilizar no Portal do Candidato. A partir daqui a empresa fica pronta a receber candidaturas e a avançar com a escolha dos melhores candidatos à função.

Portal do Candidato

Por fim, para que os processos de recrutamento sejam geridos com base em dados concretos, e a tomada de decisão seja facilitada, é fundamental o acesso a um dashboard com indicadores e métricas agregadas.

Descubra todas as potencialidades do software PHC CS através de uma demonstração personalizada.

Quer evoluir a gestão de pessoas na sua empresa? Com o PHC CS, pode.

Conheça as melhores práticas de gestão de pessoas e como implementá-las no PHC CS.

CS News

Ainda mais PHC CS

27 de junho

9:30h

logotipo phc cs e millenium bcp lado a lado

Aproveite descontos exclusivos até 20% para clientes Millennium BCP

Seja contactado por um especialista e saiba mais sobre o ERP PHC CS

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.