17 de Abril, 2023

Exceder as expectativas do cliente, parte 2: as potencialidades do e-commerce

Exceder as expectativas do E-commerce

A jornada do cliente é uma parte importante na estratégia de marketing de uma empresa, porque que ajuda a entender necessidades e a gerir expectativas, desenvolvendo estratégias eficazes para compreender os seus clientes de forma mais clara.

Como descodificar a jornada do cliente?

A fórmula é universal: só conhecendo melhor o seu cliente é possível ir ao encontro daqueles que são os seus principais interesses.

E desengane-se quem pensa que compreendê-la é uma tarefa fácil e linear. Na verdade, discodificar a jornada do cliente é um processo complexo e único para cada cliente mas que pode ser facilitado se forem tidos em conta alguns fatores:

  • Cada cliente tem necessidades diferentes, e isso significa que as jornadas também podem ser diferentes;
  • As etapas também variam consoante os clientes: se alguns podem pular etapas, outros há que podem regressar a etapas anteriores;
  • É necessário seguir o comportamento do cliente e não ficar focado naquilo que é suposto acontecer;
  • Há estratégias de marketing e vendas personalizadas para diferentes tipos de clientes, tal como diferentes etapas da jornada;
  • O pós-venda é tão importante como o pré-venda: só assim é possível acompanhar o cliente, perceber como está a utilizar o produto/serviço e identificar oportunidades para garantir mais vendas;

  • Ser flexível pode fazer toda a diferença, dado que é necessário incorporar rapidamente o feedback do cliente e readaptar a estratégia.

Ou seja, a customer journey é composta por vários momentos que variam consoante o cliente, o negócio, o tipo de empresa ou a sua dimensão.

Algumas das etapas mais habituais da jornada do cliente?

Reconhecimento de um problema ou necessidade, pesquisa das opções disponíveis, tomada de decisão, aquisição, utilização do produto ou serviço, avaliação da experiência de compra, para destacar apenas alguns.

Novas oportunidades, novos mercados: um mundo por explorar

Dois anos depois do boom dos últimos anos, o INE identificou um crescimento na taxa de utilização do e-commerce de 5,2 pontos percentuais em 2021, face a 2020.

Mas há mais: um estudo de mercado revelado pela Mondial Relay também demonstrou que atualmente 71% dos portugueses fizeram compras online. Há previsões de que que nos próximos cinco anos, as vendas mundiais no comércio eletrónico estejam próximas de duplicar o seu valor.

Muito mais do que criar campanhas e promover novos produtos, os clientes querem ter respostas rápidas e eficientes, seja para acompanhar uma encomenda ou poder fazer uma troca, por exemplo.

Ir ao encontro dos desejos do cliente não só melhora a experiência da compra como ajuda a personalizar a compra de cada um, disponibilizar várias opções de pagamento, ter em conta o local ou o horário das entregas e muito mais.

Com o PHC CS, a sua loja online é controlada ao segundo e contempla todos os pormenores.

É tudo isto que pode encontrar na solução PHC CS E-Commerce B2C, destinada à venda a consumidores finais: uma loja online com templates prontos a usar e adaptados a cada área de negócio, métodos de pagamento seguros e uma gestão de stocks em tempo real.

Sabia que o Plano de Recuperação e Resiliência contempla apoios à internacionalização das PME através do comércio eletrónico? As empresas interessadas em aderir à Internacionalização via E-commerce ou pretendem receber informações sobre este programa, devem contactar o IAPMEI, a Estrutura de Missão Portugal Digital ou a AICEP.

Com as soluções de E-commerce do PHC CS, aumentar as vendas está nas suas mãos

Todos os pormenores contam quando o objetivo é surpreender.

As soluções de e-commerce do PHC CS permitem-lhe proporcionar uma experiência memorável a clientes, esteja onde estiver.

Uma gestão de stocks e encomendas eficaz em tempo real, bem como de métodos de pagamento flexíveis, preparada para dar resposta à nova regulação de IVA do e-commerce, na União Europeia, seja em B2B ou B2C.

O PHC CS E-Commerce B2B tem um acesso exclusivo a clientes empresariais, numa ótica de self-service, com acesso ao catálogo de artigos para efetuarem as suas encomendas, acesso à sua conta-corrente e a possibilidade de pagarem as suas faturas com diversos modos de pagamento em tempo real.

Esta solução adapta-se perfeitamente às necessidades da sua empresa e permite executar ações de marketing mais eficazes, sinónimo de que dá tempo a ganhar aos gestores, fundamental para a captação de novos negócios e novos clientes.

Procura uma solução de e-commerce que se adapte à sua empresa?

Com o PHC CS, querer é poder.

Este site requer um navegador mais atualizado para obter a aparência e usabilidade requiridas.

Para usufruir da melhor experiência e conhecer a PHC Software e os seus produtos, deverá aceder através de outro browser mais recente como Google Chrome, Firefox ou Safari.